31/03/2010

XXIX - FUC*** UP WORLD

Um senhor mais velho passeia durante horas ao pé de um café, todos os dias o mesmo ritual. Apresentável e bem educado olha para o infinito, observa, e aí fica. Uma senhora interroga-se e pergunta aos funcionários do café o que se passa com o senhor, eles respondem: "Ele mora aqui perto, a reforma vai quase toda para a ex-mulher, e os filhos, bem sucedidos, não lhe ligam nenhuma". No dia seguinte a senhora cumprimenta-o e pergunta se ele aceita um copo com leite e uma sandes, ele educadamente agradece referindo que ainda está a digerir o almoço, mas que aceita um café. Ao café a senhora junta um queque, sugerido pelos funcionários do café que o conhecem. Calmamente bebe o seu café e come o queque, no fim agradece. Em dois dedos de conversa, ao sentir que há pessoas que se preocupam, o senhor começa a chorar. Tem 91 anos e está só, desprovido da qualidade de vida que outrora teve, e ignorado pelo mundo, e principalmente pela família. Tenta manter-se apresentável e correcto, mas as lágrimas e o rosto denunciam-no. A senhora recorda-o que sempre que quiser pode ficar um pouco à conversa, até porque ele a faz lembrar do seu pai. O senhor agradece educadamente.

Já repararam nas procissões à noite que envolvem vultos à procura de qualquer coisa que se aproveite no lixo? Já repararam nos rostos de vergonha que fogem da luz e dos olhares, em pura vergonha, do que se tornaram, apenas porque o destino virou-lhes as costas? Já repararam no olhar indiferente de quem vive numa redoma, apenas porque vivem na ignorância de não saber o que é não ter, não ter ninguém, não ter nada?

Não tenho qualquer solução para isto, faz parte do "absurdo" da vida, apenas uma visão que talvez ajude um ou outro a olhar melhor, reparar, sentir, ajudar. 

3 comentários:

Libelinha☆ disse...

Felizmente na zona onde moro não vejo estas situações... Acho que nem sequer as há!...
A sobrelotação da cidade cria estas situações... Aqui há pequenos prédios no centro da Vila, que não ultrapassam o terceiro andar... A maioria das pessoas ainda tem um quintal onde podem trabalhar e encontrar a sua sobrevivência!...

Também eu não tenho qualquer solução...

Beijinhos ;P

Nirvana disse...

São situações tristes, muito tristes. Solução haveria, mas aí já estaria a entrar em política social. Isso para não falar na parte humana das famílias, que ignoram os mais idosos.

Sadeek disse...

Vergonha devia ter a sociedade por deixar chegar estas almas a este ponto.... :S