30/11/2009

XIII - ESPERANÇA

Este texto pode parecer um pouco infantil, ingénuo ou mesmo absurdo, mas a verdade é que contra toda a história, factos e realidades, estou com alguma esperança para o encontro de Copenhaga (United Nations Climate Change Conference).

Eu sei que o mais natural é daqui a umas semanas estar aqui a satirizar a postura dos países mais desenvolvidos, ou emergentes. Países cegos pelos lobbys e interesses locais, ou se preferirmos, pessoais. Países que parecem viver dentro de uma redoma, onde a visão global serve unicamente para aumentar as exportações e nunca para qualificar mentalidades. Países que assemelham-se ao novo rico mais ignorante, que não sabe distinguir os talheres na mesa, ou acha que o melhor vinho é sempre o mais caro. Países cegos, ignorantes, egoístas e estúpidos, sim estúpidos, porque é preciso ser-se mesmo estúpido para ter olhos e não ver.

No entanto, algo parece estar a mudar, pelo menos em alguns continentes onde a informação corre livremente. Parece que após anos e anos em que o tema era considerado tabu, passou a constituir tema de discussão, e que as gerações emergentes (se calhar por estarem em idade de voto) berram bem alto e fazem-se ouvir.

Tenho alguma esperança porque já não há forma de escamotear o  problema (aquecimento global), já não há forma de esconder a realidade e os milhões de vozes que se fazem ouvir, já não dá para ocultar os nossos erros e as consecutivas consequências do nosso comportamento. Já não dá.

Tenho alguma esperança porque os políticos começam a parecer outros (ou transformaram-se porque já não nos podem ignorar). Neste momento não me interessa se um político é um falso, um vendido, desde que as suas acções sejam conduzidas por uma opinião pública consciente. 

Tenho alguma esperança, embora saiba que provavelmente vou estar aqui a satirizar o mundo e o Homem daqui a umas semanas. Se tivesse que apostar, apostava no fracasso do encontro, no entanto tenho esperança...não sei bem porquê. Tenho esperança...





2 comentários:

hothotheart disse...

opa ainda n tinha vindo aqui ao teu novo cantinho =)
ainda bem que ainda andas por aqui ehheheh
epa eu sou pessimista por natureza, e não acredito em milagres eheheh enfim espero que depois relates tudo =]

pegueitrinquei disse...

Afinal o Natal não serve de desculpa para fazer tudo funcionar. Lá se foi a tua esperança =/

beijinhos e bom nataaal!!!